Caracterização Biótica da Bacia

Biomas

A UPGRH dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do Rio São Marcos é dividida nos biomas Cerrado e Mata Atlântica. A área total desta UPGRH é de 47.212,36 km², sendo que o Cerrado ocupa uma área de 44.650,28 km², o que representa aproximadamente 95% da área total e os 5% restantes são a Mata Atlântica com 2.562,077 km².

Fonte: Diagnóstico da UPGRH Dos Rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos – (Produto 2) – Versão 6.0 – Pág. 29
http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br/wp-content/uploads

Uso e Cobertura do Solo

Ao analisar o uso e ocupação do solo na UPGRH dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do Rio São Marcos observa-se que 33,4% de sua área ainda é composta por vegetação nativa, os outros 66,6% são divididos em: 40,1% de pastagens; 22,8% de lavouras; 1,8% de corpos hídricos; 1,2% de silvicultura e 0,7% de áreas urbanas. A Figura  mostra a distribuição desses dados.

Fonte: Diagnóstico da UPGRH Dos Rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos – (Produto 2) – Versão 6.0 – Pág. 187
http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br/wp-content/uploads

A UPGRH possui a segunda maior área urbana das quatro UPGRH dos Afluentes Goianos do Rio Paranaíba, ficando atrás apenas para a UPGRH do Meia Ponte, destacando-se nesta, Anápolis, Caldas Novas, Catalão e Luziânia. Também é a UPGRH com maior percentual de vegetação remanescente.

De todas as quatro UPGRHs da parte goiana da Bacia do Rio Paranaíba, essa é a que possui maior área de silvicultura em proporção, sendo ela é quase duas vezes e meia o valor da proporção da segunda colocada. O destaque vai para os municípios de Ipameri, Catalão e Campo Alegre de Goiás que são grandes produtores de madeira em tora e de lenha.

Os principais mananciais da bacia são os rios: Corumbá; Veríssimo; São Marcos e São Bartolomeu. Todos os principais rios dessa UPGRH possuem barragens para a produção de energia elétrica, com exceção do Rio Veríssimo. Com esses barramentos, a área ocupada por corpos hídricos na UPGRH dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do Rio São Marcos é a maior das quatro, em proporção.

Unidades de Conservação (UCs)

A UPGRH dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do Rio São Marcos possui seis Unidades de Conservação, sendo duas de Uso Sustentável e quatro de Proteção Integral, além das RPNN’s – Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Entre as Unidades de Conservação existentes nessa UPGRH se destacam a Floresta Nacional de Silvânia (FLONA), o Parque Estadual da Serra dos Pireneus, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, o Parque Nacional da Bacia do Rio Descoberto, que situa-se em Águas Lindas e o Parque Estadual da Mata Atlântica. Ainda há mais 16 Reservas Particulares de Patrimônio Natural inseridas em diferentes municípios.

Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s) existentes na UPGRH

Nome

Município

Área (km²)

RPPN Santuário Ecológico Olhos D` Água

Alexânia - GO

11,98

RPPN Sítio Estrela Dalva

Cidade Ocidental - GO

5,04

RPPN Reserva Itapuã

Cidade Ocidental - GO

79,94

RPPN Santa Clara

Cristalina - GO

165,64

RPPN Linda Serra dos Topázios

Cristalina - GO

469,48

RPPN Fazenda Vereda do Gato

Cristalina - GO

143

RPPN Fazenda Pindorama

Cristalina - GO

636

RPPN Fazenda Cachoeirinha

Padre Bernardo - GO

80

RPPN Fazenda Arruda

Pirenópolis - GO

800

RPPN Fazenda Vagafogo Boa Vista

Pirenópolis - GO

17

RPPN de Vida Silvestre Flor das Águas

Pirenópolis - GO

43,31

RPPN Pau Terra

Pirenópolis - GO

6,33

RPPN Fazenda Gleba Vagem Grande I

Pirenópolis - GO

390

RPPN Reserva Santuário de Gabriel

Pirenópolis - GO

65,2

RPPN Segredo da Serra dos Pirineus

Pirenópolis - GO

3,63

RPPN João de Barro

Santo Antônio do Descoberto - GO

2,9

Fonte: Diagnóstico da UPGRH Dos Rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos – (Produto 2) – Versão 6.0 – Pág. 192

http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br/wp-content/uploads

A Floresta Nacional de Silvânia (FLONA) foi criada através da Portaria nº 247 de 18 de julho de 2001, possuindo uma área de 486,37 hectares, sendo ela toda inserida no município de Silvânia. A Flona é gerida pelo ICMBio.