Sobre o CBH CVSM

O CBH CVSM foi instituído em 29 de dezembro de 2011, por meio do decreto nº 7.536. Ele é um órgão colegiado, com atribuições deliberativas e consultivas, de nível regional e estratégico, do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Pelo decreto, a área de atuação do CBH CVSM são as bacias hidrográficas dos afluentes do Rio Paranaíba, delimitadas a Oeste pela bacia do Rio Meia Ponte e a Leste pela divisa com o Estado de Minas Gerais, compreendendo, principalmente, de Oeste para Leste, as bacias dos Rios Corumbá, Veríssimo e a porção goiana da bacia do Rio São Marcos.

O comitê deverá se reunir periodicamente para tratar de assuntos da bacia, focando no uso da água. Além disso, trabalhar em parceria com a sociedade para a sustentabilidade das Bacias Hidrográficas da sua área de atuação.

O rio Corumbá é um dos três principais contribuintes do rio Paranaíba e suas águas servem ao abastecimento de cidades, à geração de energia e à irrigação de lavouras. Sua nascente está localizada na Serra dos Pirineus, a uma altitude de 1.100m.

A divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais é feita pelo rio São Marcos. Nesta bacia, pratica-se a agricultura irrigada de maneira intensa, por conta das condições do solo em determinadas regiões, como no caso do município de Cristalina.

O turismo na região dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, que fazem parte da UPGRH, é notável. A área também conta com a presença das UHEs Corumbá I, III e IV. Outro fator importante para essa UPGRH é a infraestrutura de saneamento básico que, devido ao o crescimento acelerado, sofre com problemas de descarte de esgoto in natura em muitos afluentes. Além da ocupação urbana, é válido destacar as Unidades de Conservação e a agricultura.

Essa UPGRH possui uma área de 47.212,36 km², que é dividida em dois biomas importantes, sendo 95% de Cerrado e os outros 5% de Mata Atlântica. Aproximadamente apenas 33,4% ainda possui vegetação nativa, sendo os outros 66,6% compostos, em sua maioria, por pastagens e lavouras. Por fim, A UPGRH dos Rios Corumbá, Veríssimo e Porção Goiana do Rio São Marcos possui 982 ottobacias (áreas de contribuição dos trechos da rede hidrográfica codificadas segundo o método de Otto Pfafstetter para classificação de bacias) dentro do recorte do Estado de Goiás.