Características

A UPGRH dos Rios Corumbá, Veríssimo e Porção Goiana do Rio São Marcos faz divisa com o estado de Minas Gerais e com o Distrito Federal e possui uma área de 47.212,36 km² que é dividida em dois biomas importantes, sendo 95% de Cerrado e os outros 5% de Mata Atlântica. Aproximadamente apenas 33,4% ainda possui vegetação nativa, sendo os outros 66,6% compostos, em sua maioria, por pastagens e lavouras. A pecuária e a produção de grãos tais como a soja, são atividades econômicas expressivas na bacia configurando-se como um importante fator na avaliação dos efeitos decorrentes da ocupação dos espaços produtivos em seu entorno.

Outra atividade que possui destaque na UPGRH é o turismo, principalmente na região dos Municípios de Caldas Novas e Rio Quente. O Rio Corumbá é um dos três principais contribuintes do Rio Paranaíba. Suas águas abastecem cidades, geram energia com a presença das UHE’s Corumbá I, III e IV e ainda têm utilização na irrigação de lavouras. Sua nascente fica no sopé da Serra dos Pireneus, em Cocalzinho de Goiás, dirigindo-se para o sudeste, onde deságua no Rio Paranaíba.

Fonte: Prognóstico da UPGRH Dos Rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos – (Produto 3) – Versão 6.0 – Pág. 25
http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br/wp-content/uploads

A Figura apresenta o recorte para a UPGRH dos Rios Corumbá, Veríssimo e Porção Goiana do Rio São Marcos da Base Hidrográfica Ottocodificada – BHO, a qual é utilizada pela Agência Nacional de Águas – ANA na gestão de recursos hídricos. A BHO representa a rede hidrográfica em trechos entre os pontos de confluência dos cursos d’água de forma unifilar. Cada trecho é associado a uma superfície de drenagem denominada ottobacia, à qual é atribuída a codificação de bacias de Otto Pfafstetter. Esta representação é topologicamente consistente, a qual representa o fluxo hidrológico dos rios, por meio de trechos conectados e com sentido de fluxo. A UPGRH dos Rios Corumbá, Veríssimo e Porção Goiana do Rio São Marcos possui 982 ottobacias dentro do recorte do Estado de Goiás.

Fonte: Prognóstico da UPGRH Dos Rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos – (Produto 3) – Versão 5.0 – Pág. 26
http://pbapgo.meioambiente.go.gov.br/wp-content/uploads