CBH CVSM realiza reunião de mobilização para novos membros

Publicado em 20 de setembro de 2023 por

Categorias: Notícias

Tags:

Aconteceu nesta segunda-feira (18) a reunião de mobilização do processo eleitoral do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Corumbá, Veríssimo e da porção Goiana do rio São Marcos (CBH CVSM). O intuito da reunião foi promover a renovação dos membros do CBH CVSM. Estiveram presentes no evento membros dos setores do poder público, da sociedade civil e dos usuários, juntamente com a Secretaria Executiva. A reunião foi realizada no Auditório da Câmara de Vereadores de Caldas Novas.

As inscrições para os membros do Comitê na Gestão 2023/2027 já estão abertas e se encerram no dia 29/09, de acordo com o cronograma. A divulgação final dos habilitados e convocação para plenárias setoriais será no dia 11/10.

Quem participa?

Podem participar todos aqueles que utilizam ou se preocupam com as questões relacionadas às águas, divididos nos seguintes setores:
Representantes dos usuários de água: irrigantes, indústrias, atividades de pesca, lazer e turismo, mineração, uso para agropecuária, abastecimento público, geração de energia elétrica entre outros;
Representantes do Poder Público: Governo do Estado e dos Municípios, com atuação na bacia; Representantes da Sociedade Civil: ONGs com atuação na área de recursos hídricos, associações regionais, entidades de classe, instituições de ensino superior, entre outros;
As vagas são distribuídas conforme o Regimento Interno do Comitê, 12 vagas para representantes dos Usuários, 12 vagas para representantes do Poder Público, e 6 vagas para representantes da Sociedade Civil, num total de 30 membros.

Como participar?

Os interessados em participar do processo de eleição para membro do comitê, devem se inscrever a partir da publicação do edital, cumprindo as exigências preestabelecidas, principalmente: inscrição ao processo, habilitação e plenárias setoriais.

Para acessar os documentos sobre o processo Eleitoral: Clique aqui

Sobre a bacia

A Bacia tem uma área de drenagem de 50.564,86 km2, o que representa 14,87% do Estado. São 42 os municípios que estão inseridos total ou parcialmente na Bacia Hidrográfica, são eles: Abadiânia; Água Limpa; Águas Lindas de Goiás; Alexânia; Anápolis; Anhanguera; Bela Vista de Goiás; Buriti Alegre; Caldas Novas; Campo Alegre de Goiás; Catalão; Cidade Ocidental; Cocalzinho de Goiás; Corumbá de Goiás; Corumbaíba; Cristalina; Cristianópolis; Cumari; Davinópolis; Gameleira de Goiás; Goiandira; Ipameri; Leopoldo de Bulhões; Luziânia; Marzagão; Morrinhos; Nova Aurora; Novo Gama; Orizona; Ouvidor; Palmelo; Piracanjuba; Pires do Rio; Rio Quente; Santa Cruz de Goiás; Santo Antônio do Descoberto; São Miguel do Passa Quatro; Silvânia; Três Ranchos; Urutaí; Valparaíso de Goiás; Vianópolis.